terça-feira, abril 23, 2024
NotíciasSEMMA

AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DA SEMMAG NO LAGO GRANDE DE MONTE ALEGRE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – SEMMAG de Monte Alegre, com apoio do 18º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR, IDEFLOR-Bio (Gerencia Regional Baixo Amazonas II), IMAZON, Comissão de Conservação de Lagos e Rios de Monte Alegre, e de Agentes Ambientais Comunitários, fez fiscalização na área do Lago Grande de Monte Alegre para combater a pesca e caça ilegal.
Na ação ocorreu entre os dias 26 à 29 de agosto com apreensão de pescados em tamanhos inferiores ao permitido pela legislação, quelônios e madeira irregular.
Os fiscais apreenderam 35 Kg de pescados, das espécies Tambaqui (Colossoma macropomum) e Surubim (Pseudoplatystoma fasciatum), por estarem em tamanhos inferiores ao mínimo previsto na legislação. O tamanho mínimo para captura do Surubim é 80 cm e do Tambaqui é 55 cm.
Em uma embarcação foram apreendidos dois quelônios da espécie Pitiú (Podocnemis sextuberculata), que foram reintroduzidos ao seu habitat natural.
A fiscalização ainda abordou uma embarcação com o transporte irregular de 15,00m³ de madeira serrada (estacas) proveniente de exploração da espécie arbórea Jarana e Itaúba.
Os pescados apreendidos foram doados a moradores da Comunidade Jaquara.
Foram realizados dois autos de infração, quatro de apreensão e um termo de soltura.
As ações continuarão e serão intensificadas durante o período de defeso, bem como, se estenderão em feiras e mercados na área urbana do município.