sexta-feira, abril 19, 2024
Covid-19Notícias

Combate ao coronavírus. dia 23 de junho inicia Lockdown em Monte Alegre

COMBATE AO CORONAVÍRUS. DIA 23 DE JUNHO INICIA LOCKDOWN EM MONTE ALEGRE
O prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos, após reunião com o Comitê Gestor de Combate a Covid-19, decidiu que decretará lockdown a partir da próxima terça-feira, 23, em todo o município de Monte Alegre.
A medida para intensificar o isolamento no município, é baseada no quadro em que se apresenta no momento, com mais de 300 pessoas já confirmadas e 16 óbitos, com forte probabilidade de agravamento da situação na próxima semana.
De acordo com o secretário municipal de administração, Dr. Salim Sadala, existe grande possibilidade desses números da covid-19 aumentarem e preocupa as autoridades local, “então o prefeito decidiu decretar a partir das zero horas do dia 23 de junho, terça-feira, o lockdown em Monte Alegre”, disse o secretário, afirmando que é necessário informar a população para se prepararem para o isolamento total, “estamos pedindo a colaboração para que esse tipo de atitude. O isolamento social, ele é entendido como melhor mecanismo de defesa contra esse vírus”, concluiu Salim.
O toque de recolher vai prevalecer até o início do lockdown em Monte Alegre.
LOCKDOWN
Adotado por países como China, Espanha, Itália e Alemanha, a medida chamada lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total. É o método mais radical imposto por governos para que as pessoas cumpram o período de distanciamento social.
O lockdown consiste em fechar uma região, interditando vias, proibindo deslocamentos e viagens não essenciais. Cada governante decide de que forma será feito esse fechamento. Além disso, serviços considerados essenciais poderão continuar funcionando.
Um lockdown na prática, a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para comprar alimentos, transportar doentes ou realizar serviços de segurança.
O descumprimento da medida pode acarretar multas e até mesmo pena criminal. Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial. Nas cidades paraenses onde foi decretado um lockdown, isso se faz em um formulário online.
Em Monte Alegre está previsto que haja medidas educativas para quem furar os bloqueios, mas punições mais severas poderão ser aplicadas também.