quinta-feira, abril 18, 2024

Crás do Planalto conclui oficina de manicure com mulheres que buscam complementar a Renda Familiar

CRÁS DO PLANALTO CONCLUI OFICINA DE MANICURE COM MULHERES QUE BUSCAM COMPLEMENTAR A RENDA FAMILIAR
Na última quarta feira, 18, foi realizada a cerimônia de encerramento da Oficina de Manicure, no Cras Planalto, uma realização da Prefeitura de Monte Alegre, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Inclusão Social, SETRINS, atendendo o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Foram quase 50 mulheres que estiveram desde o mês de junho, participando da Oficina dois dias da semana para aperfeiçoamento no trabalho de manicure. O encerramento foi em um momento de confraternização e entrega dos certificados para as concluintes, que, a partir de agora podem ter uma renda extra na família, trabalhando como manicure.
Segundo a psicóloga do Cras, Géssica Farias, através dessas oficinas as mães do bairro e adjacentes ganham a oportunidade de gerar uma renda a mais no sustento da casa, haja vista que, muitas vezes essas mães, ficavam em casa sem ter nenhum tipo renda e sem ter conhecimento para ganhar dinheiro. “Temos mães que já estão seguindo a profissão de manicure, já até adquiriram algumas clientes e estão colocando em prática o que elas aprenderam aqui na Oficina”, disse Géssica, ressaltando que todo o material necessário para dar início ao trabalho, foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Inclusão Social, SETRINS, assim como o profissional que ministrou o curso. “Todas participantes receberam o kit, contendo bacia, alicate, tesourinha, serrinha, toalha, removedor de esmalte, removedor de cutícula. Um kit bem equipado para que elas possam aprender com qualidade e colocar em prática. No final do curso elas ficam com esse material, pra que elas possam dar continuidade a futura profissão”, falou Géssica Farias.
PAIF – O serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF é colocado em prática nos Cras do município de Monte Alegre.
O Cras faz um planejamento anual e, dentro desse planejamento encaixa o programa PAIF, que neste programa estão às oficinas. Estava programado fazer mais oficinas, mas no momento está em planejamento as oficinas de Ponto Russo, Crochê e Corte Costura, mas para realização, depende da demanda e disponibilidade da SETRINS.
Em 2018, foi realizado pelo Cras Planalto a Oficina de Pintura em Tecido, que foi considerada bastante proveitosa pelas participantes.