sexta-feira, abril 26, 2024

CRAS TERRA AMARELA PROPORCIONA PALESTRA SOBRE ALZHEIMER PARA IDOSOS

A Prefeitura de Monte Alegre através da Secretaria Municipal de Trabalho e Inclusão Social, SETRINS, por meio do CRAS Terra Amarela, proporcionou uma palestra sobre mal de Alzheimer para os idosos do bairro.
A palestra aconteceu na manhã de quarta-feira, 12, no Cras Terra Amarela, onde dezenas de idosos e familiares estiveram presentes e tomaram conhecimento sobre os sintomas iniciais e evolução da doença.
De acordo com a coordenadora do CRAS Terra Amarela, Cristiane Viana, foi uma manhã voltada para levar conhecimentos aos idosos do bairro sobre as causas, sintomas e tratamento do Alzheimer.
A palestra foi proferida pela Dra. Daiane Queiroz, que falou desde o estágio inicial do Mal de Alzheimer, que é a perda de memória recente, assim como a progressão da doença, da perda de memória remota, bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.
No Brasil, centros de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.
A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. Os cuidados dedicados às pessoas com Alzheimer, devem ocorrer em tempo integral.
A Doença de Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção específica, no entanto os médicos acreditam que manter a cabeça ativa e uma boa vida social, regada a bons hábitos e estilos, pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.