terça-feira, abril 16, 2024
Sem categoria

DURANTE INAUGURAÇÃO EM MONTE ALEGRE, GOVERNADOR ANUNCIA REFORMA DA HIDROVIÁRIA E DO HOSPITAL MUNICIPAL

Na tarde de sábado, 08, o governador do Estado, Helder Barbalho, esteve na cidade de Monte Alegre para entregar a população, a pavimentação asfáltica de 5 km da PA 423, um carro para a 6ª URE e assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de asfaltamento de 7 km de vias urbanas no município. O governador aproveitou para anunciar a reforma da Estação Hidroviária de Monte Alegre e reestruturação do hospital municipal.
Na chegada ao município, o governador recebeu homenagens do 18º Batalhão Gurupatuba, da Polícia Militar, que agradeceram pelo treinamento em motopatrulhamento.
O governador acompanhado do prefeito Jardel Vasconcelos, das primeiras damas Daniela Barbalho e Josefina Carmo, assim como deputados e secretários de governo, deram por inaugurada a primeira etapa de pavimentação asfáltica da PA 423. Em seguida o governador entregou a chave de uma caminhonete para a diretora da 6ª Unidade Regional de Educação, com sede no município.
Helder Barbalho e o prefeito Jardel Vasconcelos assinaram a Ordem de Serviço no valor de R$ 10.255.797,02, para obras de pavimentação asfáltica de ruas da cidade de Monte Alegre. A iniciativa integra o Programa “Asfalto por todo o Pará”.
O prefeito Jardel Vasconcelos, em sua fala, lamentou de Monte Alegre não estar no roteiro de inaugurações de terminais hidroviários do Estado, “nossa hidroviária é referência do Programa Calha Norte do Governo Federal, essa hidroviária foi inaugurada em 2003, e hoje precisa de uma grande reforma”, assegurou o prefeito dizendo que já foi feito todo o projeto para a reforma da estação hidroviária do município.
Jardel aproveitou para falar sobre Monte Alegre ter hoje a maior produção de limão Taiti do Brasil, e pediu apoio do governo do Estado para atrair empresas que possa investir no município, na agregação da verticalização da cadeia produtiva do limão em Monte Alegre, haja vista que, hoje só vende limão in natura.
Finalizando, o prefeito destacou sobre um telefonema que recebeu de um empresário representante de uma empresa mineradora de Dubai, no Emirados Árabes, que está interessada em fazer a extração mineral da maior reserva de bauxita do Brasil, existente nos municípios de Monte Alegre e Alenquer. Jardel pediu empenho do governador para que seja revisto o plano ambiental do Estado, com mudança na área da reserva mineral de Proteção Integral para Uso Sustentável, exatamente para que essa mina possa ser explorada e gerar uma cadeia de emprego e renda na região da Calha Norte, em especial Monte Alegre e Alenquer.
O governador Helder Barbalho, falou da obra de pavimentação que prometeu em maio de 2019 e agora veio inaugurar, e nesse mesmo dia esteve assinando a Ordem de Serviço para asfaltamento de ruas da cidade de Monte Alegre. O governador falou sobre investimentos que estão sendo feito na região e destacou as obras que a Cosanpa está realizando em Monte Alegre, com investimento de R$ 7 milhões, que promete resolver o problema de muitos anos de abastecimento de água na cidade.
Em resposta ao prefeito, Helder garantiu que dentro de 20 dias estará sendo iniciada a licitação para reforma do Terminal Hidroviário de Monte Alegre, e as obras de recuperação do terminal deverá iniciar ainda este ano, com recursos próprios do Estado.
Sobre o hospital da cidade de Monte Alegre, Helder Barbalho fez questão de salientar que na campanha, propôs no seu plano de governo que faria um hospital regional na Calha Norte, mas que, por conta das distâncias longas de um município para outro, esse hospital poderia atender somente uma cidade, então o governador decidiu pela estruturação dos hospitais locais, em todas as cidades que tenham especialidade médica e unidade de tratamento intensivo UTI. Helder assegurou que, assim que esse projeto para reforma do hospital de Monte Alegre for concluído, ele (governador) vai sentar com o prefeito Jardel para iniciar a reforma e entregar para a população um hospital de referência, qualidade, estrutura e equipamento necessário, para melhorar a saúde pública do município.
O governador afirmou que está negociando com empresas mineradoras que tenham interesse em explorar a bauxita da Calha Norte, e prometeu que, se conseguir empresa que queira fazer a exploração, “nós vamos rever o ato que proibiu a exploração de bauxita aqui em Monte Alegre. Fizeram isso, lá atrás, para proteger interesse de mineradora poderosa e prejudicaram o município de Monte Alegre. Nós temos responsabilidade ambiental, mas também temos condições de rever essa questão”, disse Helder, prometendo que voltará à Monte Alegre para anunciar a reforma do hospital, iniciar as obras do terminal hidroviário e inaugurações das ruas asfaltadas.