sexta-feira, abril 19, 2024
NotíciasSaúde

Empresa responsável pelo eletrocardiograma do Hospital Municipal realiza atualização no sistema de transferência de dados do aparelho.

Visando agilizar e descongestionar o serviço de exame de eletrocardiograma oferecido à população, a empresa contratada responsável pelo eletrocardiógrafo instalou um módulo de transferência de dados via bluetooth no aparelho. O objetivo é de garantir o acesso da população ao exame com maior rapidez assim como a emissão do laudo que terá maior agilidade.

“Já tínhamos o aparelho. É um contrato com uma empresa que presta serviço.
A questão é que, foi adaptado uma peça no aparelho para que funcione via bluetooth pois antes funcionava através de sistema de telefonia e daí pela sobrecarga da pandemia o sistema ficou sobrecarregado causando fila de espera na realização dos exames. Com o novo sistema, funciona pela internet e é mais rápido.”, destaca a enfermeira Glaudia.

Os exames são realizados somente com guia de pedido médico, e podem ser agendados no HMMA.

O que é o eletrocardiograma?
O eletrocardiograma (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.

O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas. Também muito útil no diagnóstico de infarto aguda do miocárdio sendo exame de escolha nas emergências juntamente com a dosagem das enzimas cardíacas.

O exame é habitualmente efetuado por técnicos e interpretado por médicos.

Prefeitura de Monte Alegre
Portal do TCM