sexta-feira, abril 26, 2024
Sem categoria

EXAMES DE ELETROCARDIOGRAMA VOLTA FUNCIONAR NO HOSPITAL MUNICIPAL. AGORA COM LAUDO DO CARDIOLOGISTA EM ATÉ 30 MINUTOS

EXAMES DE ELETROCARDIOGRAMA VOLTA FUNCIONAR NO HOSPITAL MUNICIPAL. AGORA COM LAUDO DO CARDIOLOGISTA EM ATÉ 30 MINUTOS
Desde ontem quarta feira, 9 de outubro, já está em pleno funcionamento o aparelho de Eletrocardiograma do Hospital Municipal de Monte Alegre. Agora os exames realizados no hospital tem um serviço de Telemedicina que dá o resultado já com o laudo do cardiologista em no máximo 30 minutos.
O equipamento foi testado e está pronto para funcionar desde a tarde do dia 8, quando a Enfª Gláudia, após os ajustes contratuais, fez as configurações necessárias para liberação da plataforma do sistema. O exame é registrado no paciente e transmitido para a Central de Telemedicina por captação sonora (via telefone) e analisado por médico especialista (cardiologista). Em 30 minutos, o exame laudado é devolvido para o sistema online e repassado ao paciente.
O funcionamento desse eletrocardiograma na unidade de saúde municipal é o resultado de um contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Monte Alegre, através da Secretaria de Saúde com a empresa ITMS do Brasil Telemedicina, de Minas Gerais, que atua em todo Brasil. Segundo a secretária de Saúde, Sarina Abud, “mediante a requisição do médico, o técnico está lá preparado pra fazer os exames, consegue enviar lá pra empresa e o exame, no máximo 30 minutos estará nas mãos no paciente, pra atender melhor a população de Monte Alegre”, disse a secretária.
Sarina falou que os exames de eletrocardiograma do Hospital Municipal estava parado desde fevereiro desse ano, “a gente teve um pouco de dificuldades porque esse sistema era de um convênio que tinha com o Estado, e cancelou o convênio, mas a partir do mês passado a gente começou os tramites com um novo contrato com essa empresa de Minas Gerais, especializada em eletrocardiograma”.
O Hospital Municipal de Monte Alegre tem uma demanda com cerca de 80 exames eletrocardiograma mensal, mas com esse contrato com a ITMS, pode haver excedente de até 40 exames, dando um total de 120 exames mensal.
O ELETROCARDIOGRAMA
O aparelho de eletrocardiograma é composto de um sistema eletrônico capaz de captar os estímulos elétricos na pele, produzidos pelo coração. Ele amplia o sinal do batimento e transforma num traçado visível na tela do computador na forma de um gráfico.
O exame de eletrocardiograma serve para detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos.
O eletrocardiograma é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (eletricidade que ele produz em cada batimento e transmite na pele) em repouso.
Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante na cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições normais de nascença até outras muito graves, como os infartos, crescimento de cavidades, disritmias, por exemplo.

Prefeitura Municipal de Monte Alegre – PA
Assessoria de Comunicação – ASCOM

image_pdfSalvar PDFimage_printImprimir
ACESSIBILIDADE