quinta-feira, abril 25, 2024
GABINETESESMA

Governador assina convênio com a Prefeitura de Monte Alegre para reforma e ampliação do Hospital municipal

GOVERNADOR ASSINA CONVÊNIO COM A PREFEITURA DE MONTE ALEGRE PARA REFORMA E AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL
Na tarde de sábado, 06, o governador Helder Barbalho esteve na cidade de Monte Alegre para assinar o convênio com a prefeitura municipal de repasse do recurso para a reforma e ampliação do Hospital Municipal de Monte Alegre.
Em solenidade no aeródromo da cidade, Helder assinou o convênio na ordem de R$ 3,6 milhões por parte do governo do Estado e a Prefeitura de Monte Alegre entrará com contrapartida de R$ 1.196.000.
Segundo o prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos, é um momento de alegria e felicidade porque agora se sabe que o hospital futuramente vai dar maior dignidade para os pacientes que lá estiverem, “eu sei que ainda tem um processo licitatório, eu sei que não se constrói e amanhã se inaugura, mas o importante é dar passos”, falou Jardel dizendo que seu governo finaliza dia 31 de dezembro, mas Monte Alegre continua, “então é uma obra importante para o futuro de Monte Alegre, para que a gente possa dar essa dignidade tão solicitada e necessária na nossa saúde”.
Jardel lembrou que essa é uma luta histórica, para que se amplie o hospital que tem mais de 50 anos e que, até hoje nunca passou por uma reforma, “todos nós que moramos aqui, sabemos da situação atual, e quando o governador assumiu, uma das primeiras coisas de nossa solicitação para Monte Alegre, foi essa reforma. Quando ele veio inaugurar os 5 km de asfalto, mais uma vez ele reafirmou e autorizou que a gente fizesse o projeto, para que houvesse a assinatura como está ocorrendo agora aqui. Nós entregamos o projeto e estamos assinando o convênio”, disse Jardel Vasconcelos, ressaltando que “Nós pedidos ao Governador que nos ajude, nós estamos com muitas dificuldades na aquisição de medicamentos, não é tão fácil como muitos acreditam que seja – Ah por quê não gastou o dinheiro, cadê o dinheiro prefeito? – nós já fizemos vários processos licitatórios e deram desertos (não houve empresa interessada), conseguimos fechar através de um pregão eletrônico seguindo a tabela do Ministério da Saúde as EPIs, que já devem estar chegando. Temos recebido ajuda do Estado, como já recebemos mais uma cota de EPIs que na segunda-feira já estará aqui, para dar segurança aos nossos profissionais que estão na linha de frente”, completou Jardel aproveitando a oportunidade para agradecer aos parceiros, alguns empresários e fornecedores que tem doado quantidade desses equipamentos hospitalares, nesse momento tão crucial que passa o município em meio a Pandemia.
O prefeito Jardel Vasconcelos ainda salientou que Monte Alegre vive hoje um momento crítico na saúde, no pico com casos de coronavírus na população que só aumenta, “portanto não é só ajuda com medicamentos que é tão necessário e importante que nós agradecemos, mas a gente tá querendo que o governador mesmo com esforço com mais UTIs no Regional e no Hospital de Campanha, mesmo assim ainda é insuficiente para atender todas as demandas, não só de Monte Alegre, mas da região Oeste do Pará. Hoje todos os leitos de UTIs estão ocupados em Santarém e tem 14 pacientes de vários municípios da nossa região esperando leito. Então o governador está atendendo meu pedido para nossa de Monte Alegre, mas toda essa região que mesmo com todo esforço que o governador tenha feito até agora, nós precisamos de mais leitos, para garantir que esses pacientes quando entrar na fase da gravidade, terem a base de apoio e atravessar essa fase em um leito de uma UTI com todos os equipamentos necessários para combater o coronavírus”, finalizou o prefeito.
O governador Helder Barbalho falou que tem compromisso com a região da Calha Norte para fortalecer a estrutura em todos os municípios, “compromisso de garantir com que as cidades possam ter hospitais estruturados e equipados para que a população da Calha Norte estejam bem assistidas, por isso estamos fazendo investimentos em Oriximiná e agora em Monte Alegre. Temos dialogado para fortalecer o Hospital Regional de Santarém nesta composição que garanta que todos os municípios possam estar, ou atendendo sua própria sociedade local mas também os demais municípios como Prainha, Almeirim, Terra Santa, Faro, e com isto, nós possamos assegurar uma assistência em saúde adequada para todo o estado do Pará”, disse Helder, assegurando ainda que tem sido uma estratégia muito importante a parceria com os municípios para garantir o fortalecimento da atenção básica e um atendimento precoce para sintomas leves e moderados da Covid-19, e evitar o agravamento do quadro do paciente, “é fazer com que a retaguarda esteja assegurada, por isso o Hospital Regional de Santarém hoje já está com 63 leitos de UTIs. Para se ter uma ideia, antes da Covid eram 20 UTIs para todos as enfermidades, agora além das 20 mais 63 foram agregadas”, completou o governador.
O hospital Municipal de Monte Alegre possui atualmente 22 leitos clínicos, 10 pediátricos e 08 cirúrgicos. Com a ampliação terá mais cinco leitos e as devidas adequações em todo o espaço de internação e no centro cirúrgico.