sexta-feira, abril 26, 2024

INAUGURADA A PRIMEIRA ACADEMIA PÚBLICA AO AR LIVRE DE MONTE ALEGRE

Na noite de sexta-feira, 20, aconteceu a cerimônia de inauguração da primeira Academia pública ao Ar Livre de Monte Alegre, com a presença de autoridades do município e populares.
A inauguração contou com a presença do prefeito, Jardel Vasconcelos, o vice Matheus Almeida, da secretária de Inclusão Social e primeira-dama Josefina Carmo, dos vereadores Leonardo, João Tomé, Marinete, João Branco, Jair Paraná, Kemmer Xavier e Cupuzinho, além dos secretários do governo municipal. Iniciou com uma pequena celebração para dar as benções com o padre Jucivaldo, vigário da paróquia de Cristo Rei.
O prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos, em sua fala agradeceu a todos os secretários que se empenharam em construir esta obra que é um marco no município, assim como a equipe de iluminação que fez um trabalho moderno na academia, com lâmpadas que tem durabilidade de até 20 anos. Jardel disse que optou para não comprar os equipamentos de ferro, e trouxe todos de inox, pois tem durabilidade bem superior ao ferro, para que não seja destruído pela própria ação da natureza. O prefeito pediu que cada cidadão se coloque como responsável de cuidar daquele espaço tão importante para a prática esportiva, principalmente para a terceira idade. “Tem vigilância física 24 horas, vigilância eletrônica, mas se cada cidadão fizer sua parte, isso aqui vai durar muito e muitos anos. Conserve como se fosse verdadeiramente de cada um de vocês”, disse o prefeito.
Jardel Vasconcelos aproveitou para falar da grande responsabilidade de tirar o município do caos financeiro que herdou dos governos anteriores, e hoje conta com apenas 27% do recurso municipal para investir em obras e infraestrutura urbana e rural, mas que, mesmo assim não mediu esforços para construir essa que será apernas a primeira de outras academias públicas ao Ar Livre de Monte Alegre.
A primeira-dama e secretária de Trabalho e Inclusão Social, Josefina Carmo, destacou o envolvimento de toda a equipe de governo que trabalha incansavelmente para dar o melhor – na medida do possível – a sociedade montealegrense, ressaltando que deixa de dar atenção necessária a família, para se dedicar ao trabalho do município, e nessa obra não foi diferente. “Um projeto que muitas pessoas cobravam quando ia funcionar, e está aqui, esta obra de qualidade que vem ao encontro da nossa sociedade”, frisou, salientando que “Monte Alegre tem um governo preocupado com o bem estar da população, não está para servir aos amigos e sim para servir a comunidade montealegrense”, finalizou Josefina.
A Academia fica localizada na Avenida Desembargador Inácio Guilhon, local estratégico para as pessoas que fazem caminhadas e exercícios físicos. Uma iniciativa adotada pelo governo municipal que promove além da otimização do espaço público, o estímulo crescente da prática de atividade física e, consequentemente melhoria da qualidade de vida da população montealegrense. Surgindo como local inovador mostrando-se também como ambiente do convívio social.
O conjunto de 19 equipamentos, semelhantes aos de musculação e alongamento encontrados nas academias convencionais, forma um circuito com o objetivo de trabalhar todos os grupos musculares. Os aparelhos permitem uma variação de mais de 20 movimentos diferentes e, por serem usados por pessoas de todos os tamanhos e idades, não necessitam de ajuste.
O objetivo dos circuitos ao ar livre é oferecer às pessoas que não têm condições financeiras ou que não gostam de frequentar as academias comuns, a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso. Embora os aparelhos tenham como foco usuários da terceira idade, eles podem ser usados por pessoas de todas as faixas etárias.
A inauguração encerrou com um aulão de ginástica dançante de Zumba, com a participação do grupo da terceira idade.
SEGUNDA ACADEMIA PÚBLICA AO AR LIVRE
O prefeito Jardel Vasconcelos, durante a inauguração da primeira Academia pública ao Ar Livre de Monte Alegre, anunciou a construção da segunda academia, esta será mais ampla e que irá contemplar espaço para crianças.
A próxima academia a ser construída será no início da Avenida Irmã Amata, em frente ao Auto Posto Fortaleza, que além de ser maior que esta já inaugurada, contará com um complexo de 27 equipamentos, alguns desses para crianças, terá local para conversar e Playground.
A obra foi dividida em dois processos de licitação, uma para obra civil e outra para compra de equipamentos, já foi licitado, e o prefeito aproveitou para assinar os contratos.
Jardel também falou que está projetada a restauração da praça do bairro Curaxi, que também contará com uma academia, para atender não somente o Curaxi, como Curaxi II, Curitanfã e parte do Pajuçara.