quinta-feira, abril 25, 2024
NotíciasSEMED

INICIA O CICLO DE FORMAÇÃO DO SAEB 2023 EM MONTE ALEGRE PARA APRIMORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Hoje marcou o início do primeiro ciclo de formação do SAEB 2023 (Sistema de Avaliação da Educação Básica) no município de Monte Alegre. A prova, que geralmente ocorre em outubro ou novembro, tem como objetivo medir o nível de ensino da Educação Básica e gerar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município. A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está empenhada em preparar os alunos para o exame e iniciou um programa de treinamento hoje na Escola Carim Melém, destinado aos estudantes da zona urbana dos períodos da manhã e tarde.
A partir da próxima semana, esse programa de treinamento será estendido para a zona rural do município, com aulas às sextas-feiras e sábados, nas comunidades de Mulata, Murumuru, Vai-quem-quer, Canp, entre outras. Em seguida, os ciclos de formação continuarão com o segundo, terceiro e quarto ciclo.
De acordo com Larinne Araújo, coordenadora do SAEB em Monte Alegre, a prova do SAEB é realizada somente com alunos do 5º e 9º ano. No entanto, neste momento, o foco é preparar os alunos do 9º ano de todas as escolas do município. “Dividimos o programa de formação em quatro ciclos, que começam agora na Escola Carim Melém e se estenderão até o final de outubro, abrangendo os meses de agosto, setembro e outubro, que é o período de avaliação”, explicou Larinne.
O SAEB é um importante instrumento para avaliar a qualidade da educação básica em Monte Alegre e possibilitar o desenvolvimento de ações e políticas voltadas para a melhoria da educação no município. Com a realização desse ciclo de formação, espera-se que os alunos estejam preparados para enfrentar a prova e que os resultados obtidos reflitam o progresso da educação na região.
A iniciativa da Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria de Educação, em investir na preparação dos estudantes para o SAEB demonstra o compromisso da administração municipal em promover uma educação de qualidade e garantir um futuro melhor para os jovens do município.

Prefeitura de Monte Alegre