quinta-feira, abril 25, 2024
Covid-19NotíciasSaúdeSESMA

INICIOU A VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM MONTE ALEGRE

No final da tarde de terça-feira, 19, iniciou no município de Monte Alegre, a vacinação das primeiras pessoas a receber a dose da vacina contra coronavírus. A vacinação iniciou por volta das 18h30 na Maternidade Elmaza Sadeck.
A primeira pessoa a receber a dose da vacina foi à coordenadora do setor de epidemiologia do município, Nely Pimentel, que é uma servidora atuante desde o início da pandemia na Linha de Frente contra a Covid-19.
Nely Pimentel, esteve completando nesta terça-feira, 19, exatos 27 anos de trabalho na área da saúde no município. Iniciou sua trajetória profissional como funcionária da Funasa e foi cedida para o município. Há 10 meses a servidora iniciou sua luta de enfrentamento da Covid-19 em Monte Alegre, atuando inicialmente nas Barreiras Sanitárias e orientações. Hoje Nely está na área de atendimento aos pacientes, fazendo notificações, coleta, orientando, além de atuar nos controles de informações que são encaminhados ao Ministério da Saúde – que existem vários sistemas de monitoramento, tanto do Estado como Federal – e coordena o boletim Diário da Covid-19 no município.
Na sequência, a segunda pessoa a ser vacinada foi à enfermeira Dilene Xavier, que atua como chefe de equipe no setor de emergência do Hospital Municipal. A terceira a ser vacinada, foi à Dra. Nayara Almeida, médica que tem sido atuante diretamente do setor da Covid-19 do hospital, no tratamento das pessoas que estão internadas.
De acordo com o enfermeiro Carlos Baía, foi comprovado cientificamente que a vacina tem uma resposta autoimune dentro de quatro semanas. “Possivelmente a segunda dose deve ser em 14 dias, para que em 28 dias o paciente já possa se considerar imunizado”, salientou Baía.
Cada pessoa vacinada é cadastrada no programa nacional de imunização do Ministério da Saúde. Ele é um sistema diferenciado, exclusivo para essa fase da Covid-19.
O município de Monte Alegre recebeu nesse primeiro lote, 218 doses da vacina contra Covid-19. Serão priorizados apenas os profissionais da saúde que estão na Linha de Frente da Pandemia. Em seguida conforme o protocolo, virá a vacinação desde os Agentes Comunitários de Saúde aos Agentes de Endemias.