quinta-feira, abril 18, 2024
GABINETESESMA

Nota de esclarecimento !!

PREFEITO MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Prezados munícipes
Estamos vivenciando um período nebuloso e turbulento jamais visto por nossas gerações, diante de um inimigo invisível, nocivo e com a capacidade de proliferar facilmente, tanto que, se espalhou por todo o planeta e vem ceifando a vida de muitas pessoas. Tudo é novo na Covid-19, tanto pra ciência como para os profissionais de saúde, como para nós gestores e pra você munícipe que teve que mudar sua rotina de vida.
Após muitos questionamentos da população montealegrense sobre ter um aparelho respirador funcionando ou não, quero deixar claro que, a Prefeitura de Monte Alegre adquiriu no início desse ano o aparelho para atender pacientes com traumatismo cranioencefálico, insuficiência cardíaca, infarto e que este tipo de aparelho também e usado nos pacientes em estado gravíssimo de Covid-19. O aparelho está instalado e pronto para uso no Hospital Municipal, mas tomei conhecimento nesta segunda-feira, 25, após explicações do médico anestesista Dr. Arquimedes Caceda, que o respirador não pode ser usado no nosso hospital municipal para pacientes com Covid-19, porque precisaria estar instalado em uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI.
Segundo o Plano de Contingência do município de Monte Alegre de doença pelo coronavírus que foi desenvolvido baseado nas orientações do Ministério da Saúde e no plano do Estado, estabelece no protocolo de atendimento que, nosso hospital municipal deve recepcionar os pacientes em estado leve ou moderados e se evoluir para grave, deve ser encaminhado para o hospital de referência em tratamento a Covid-19 em Santarém. No plano de Contingência também adotamos o emprego de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no município de Monte Alegre, para tal decretamos as medidas restritivas municipal.
O município de Monte Alegre recebeu dois repasses do Governo Federal através do Ministério da Saúde, para serem investidos no combate a Covid-19, um no valor de R$ 145 mil e outro de R$ 321 mil, que estão sendo aplicados de forma responsável e transparente, por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde está tendo dificuldades na aplicação dos recursos com produtos oferecidos de forma superfaturados, o que não vamos pactuar com essa devassa no dinheiro público.
Quero aqui, convocar todos os munícipes de Monte Alegre para que sigam as recomendações do Comitê Gestor Municipal e obedeçam os decretos com as medidas restritivas, pois só com o isolamento social e higienização correta podemos nos mantermos livres desse mal. Em Santarém existe apenas 53 leitos de UTIs para atender todos os municípios do Baixo Amazonas e Tapajós. Portanto, todos nós precisamos fazer a nossa parte.
Finalizo agradecendo a compreensão de todos reafirmando que não estamos medindo esforços para evitar que esse vírus se propague em município montealegrense.
Jardel Vasconcelos
Prefeito municipal
image_pdfSalvar PDFimage_printImprimir
ACESSIBILIDADE