terça-feira, abril 23, 2024
NotíciasSEMMA

PREFEITURA DE MONTE ALEGRE PROMOVE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2023 COM FOCO NA POLUIÇÃO PLÁSTICA

Monte Alegre se prepara para sediar a Semana do Meio Ambiente 2023, organizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Com o tema “Soluções para a Poluição Plástica”, o evento visa conscientizar a população sobre os desafios e as alternativas para lidar com esse grave problema ambiental. A semana de atividades terá início na próxima quinta-feira, 1º de junho, e se estenderá até o dia 5 de junho.
A cerimônia oficial de abertura acontecerá às 8h no Auditório da EETEPA Monte Alegre, marcando o início das atividades da Semana do Meio Ambiente 2023. Em seguida, às 9h30, será realizada uma roda de conversa sobre a gestão dos Resíduos Sólidos, mediada pelo Professor Arley Santos. O debate sobre a problemática dos resíduos sólidos ocorrerá às 10h30.
Dando continuidade às ações, no mesmo dia, a partir das 17h, está programada uma blitz e delivery de mudas, com a distribuição do kit ambiental contendo adesivo e sacolas ecológicas. Essa atividade será realizada na Praça da Matriz e tem como objetivo incentivar o plantio de árvores e o uso de materiais sustentáveis no cotidiano dos cidadãos.
Na sexta-feira, dia 2 de junho, a programação começará com uma missa solene às 7h30 na Igreja matriz de São Francisco de Assis, com apelo ambiental. Em seguida, às 8h30, será realizada uma caminhada ecológica na Orla da cidade, com distribuição de panfletos sobre resíduos sólidos. A Escola José Holanda da Costa receberá uma palestra sobre o Defeso, às 9h. O plantio de mudas na Orla da cidade ocorrerá às 9h40, encerrando as atividades da manhã.
À tarde do dia 2 de junho será marcada pela doação de mudas de espécies florestais, como Mogno e Frutífera Cupuaçu, na EETEPA, a partir das 16h, reforçando o compromisso com a preservação e o reflorestamento da região.
No sábado, dia 3 de junho, os amantes da bicicleta poderão participar do Passeio Ecológico Ciclístico, com concentração na Praça da Matriz às 17h. Após o passeio, às 18h30, será oferecido um coffee break, e às 19h será realizado um sorteio de brindes.
Já no domingo, dia 4 de junho, será inaugurado o projeto de grafite intitulado “Transformando o lixo em arte”, com uma cerimônia de inauguração e apresentação na Praça Paytuna às 8h. Na sequência, às 8h30, ocorrerá o plantio de mudas, reforçando a mensagem de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
A Semana do Meio Ambiente será encerrada na segunda-feira, dia 5 de junho, com uma série de atividades na EETEPA de Monte Alegre. A partir das 8h30, haverá a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico, seguida pela assinatura dos Projetos Socioambientais às 9h30, conduzida pelo Conselheiro do COMMA. Às 10h30, será realizada a premiação do concurso de vídeo sobre “A importância da gestão dos resíduos sólidos para a promoção da sustentabilidade”.
Além das atividades programadas, haverá a visita virtual ao Parque Estadual Monte Alegre (PEMA), com a apresentação do vídeo “Expedição Pedra Pintada: Uma Viagem Audiovisual na Amazônia Ancestral”.
PALESTRAS
Também estão previstas palestras nas escolas, ministradas por Antônio Targino, da EMATER, e pelo Professor Márcio Alves, da SEDUC, abordando a importância da gestão dos resíduos sólidos para a promoção da sustentabilidade.
A Semana do Meio Ambiente 2023 conta com o apoio da Emater, Ideflor-Bio, Ufopa, EETEPA, Setrins, Semec e Amigos do Pedal. Espera-se que o evento promova uma maior conscientização sobre a problemática da poluição plástica e incentive a busca por soluções sustentáveis no município de Monte Alegre.