quinta-feira, abril 25, 2024

PROJETO ‘ESCRAVO, NEM PENSAR’ FORMA EDUCADORES-MULTIPLICADORES EM MONTE ALEGRE

A Prefeitura de Monte Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Ong Repórter Brasil e o Ministério Público do Trabalho, desenvolveu durante todo o dia de quinta-feira, 27, a Primeira Formação para educadores-multiplicadores do projeto “Escravo, Nem Pensar!”.
O projeto tem a coordenação no município, da orientadora pedagógica Izandra Gama, cujo objetivo é diminuir por meio da educação, o número de trabalhadores aliciados para o trabalho escravo e submetidos a condições análogas a de escravidão no contexto atual.
A formação contou com a participação de 30 educadores-multiplicadores, gestores e coordenadores pedagógicos do meio urbano e rural do município de Monte Alegre.
O evento ocorreu no auditório da SETRINS com carga horária de 8 horas. Os participantes são voluntários da rede municipal de ensino, que terão a incumbência de contribuir com o desenvolvimento do projeto em suas instituições de ensino.
O programa realiza, nos municípios formações de lideranças populares, professores e educadores sobre trabalho escravo contemporâneo e temas correlatos, para que possam multiplicar na sala de aula e nas comunidades, as informações sobre esse tema.
Os assuntos tratados nos cursos se relacionam às causas estruturais do trabalho escravo ou às consequências desse tipo de exploração, conferindo a essa questão sua dimensão social, política, econômica e ambiental.
Após a formação, a Repórter Brasil faz visitas de acompanhamento a cada município, reunindo os professores e lideranças formados pelo curso. Nesses encontros, os participantes têm contato com novos materiais e notícias sobre o assunto, discutem o que tem sido feito para prevenir o trabalho escravo, conversam sobre como superar as dificuldades e planejam ações futuras. A Repórter Brasil também oferece aos beneficiários, apoio técnico por tempo indeterminado e articula apoio financeiro para desenvolverem seus projetos