sexta-feira, abril 26, 2024

SECRETARIA DE AGRICULTURA FAZ PARCERIA COM O PROGRAMA ‘PECUÁRIA SUSTENTÁVEL’ EM MONTE ALEGRE

Na última sexta-feira, 11, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura do Município de Monte Alegre, Cid Baia, participou de uma reunião junto a pecuaristas e consultores da ECAM (Equipe de Conservação da Amazônia) para discutir sobre a implantação do programa “Pecuária Sustentável” no município de Monte Alegre.
O programa ‘Pecuária Sustentável’ é um projeto que vem dando certo no município de Oriximiná que visa o aumento da produtividade, melhorias nas condições de vida humana e animal, recuperação de áreas degradadas e a preservação do meio ambiente. O projeto é aplicado nas fazendas com orientações técnicas e mudanças de hábitos que fazem com que a pecuária seja mais sustentável e lucrativa. O programa ‘Pecuária Sustentável’ no município é uma iniciativa do ECAM, Prefeitura de Monte Alegre, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – SEMMAG, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Alegre (SINPRUMA), EMATER e Ideflor.
Esse projeto está sendo implantado em Monte Alegre com 7 produtores, entre alguns elementos das boas práticas estão o “desmatamento sem fogo”, que preza uma maior consciência na maneira de abrir a pastagem sem utilização de queimadas e, o aumento de produtividade consciente por hectare, garantindo o uso da menor área possível para a atividade pecuária e permitindo o reflorestamento e manejo das florestas ao redor.
Cid Baia ressalta que esse projeto é inovador, o município de Oriximiná já tem esse modelo implantado e está obtendo sucesso, com relação a melhoria genética, manejos. “Esse projeto, integrando pecuária, essências florestais, e todo o processo tecnológico de sistema rotativo de pastagens, controle, enfim, a onde engloba todo esse contesto visando a melhoria da qualidade do rebanho”, disse Cid Baia, assegurando que é um projeto de extrema importância para o rebanho de Monte Alegre, haja vista que, são um dos maiores rebanhos do Oeste do Pará, e porém, falta uma adequação na melhoria genética do rebanho. “Estamos imbuídos nesse contesto e sem dúvidas, essa é uma alternativa para a nossa pecuária, vamos ter qualidade, porque é o rebanho melhorado, isso vai facilitar a vida e a comercialização desses animais. O Pecuária Sustentável vai reduzir o desmatamento, melhorar as pastagens, vai ser utilizado todo um processo tecnológico, com análise e correção de solo, fertilização, espécie adaptada para determinado tipo de ambiente. Há todo um plano de controle desses animais, onde assistência técnica vai ser de forma controlada e eficaz”, disse secretário.
O programa ‘Pecuária Sustentável’ também está sendo implantado nos municípios de Prainha e Santarém.