sexta-feira, abril 19, 2024
NotíciasSEMMA

SEMMAG FAZ DOAÇÃO DE CARNE DE CAPIVARA APREENDIDA EM MONTE ALEGRE

SEMMAG FAZ DOAÇÃO DE CARNE DE CAPIVARA APREENDIDA EM MONTE ALEGRE
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – SEMMAG do Município de Monte Alegre, fez doação de 465 Kg de Carne de Capivara a paróquia de São Francisco de Assis, que posteriormente distribuiu para a população na manhã do último sábado, 19 de dezembro/2020.
A carne foi apreendida na manhã do dia 13, a partir de denúncia recebida pelo 18º Batalhão de Policia Militar, que fez abordagem de um veículo transportando 21 animais já abatidos, sem o couro e devidamente tratados, que provavelmente seriam comercializadas ilegalmente. Motorista e veículo foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil e a SEMMAG foi acionada para os procedimentos que compete ao órgão ambiental.
Foi lavrado auto de infração, termo de apreensão da carne e do veículo, e o autuado ficou como fiel depositário do veículo. O autuado tem 20 dias para apresentar defesa ao órgão ambiental. Conforme artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Leis de Crimes Ambientais), é crime matar, perseguir, caçar, espécimes da fauna silvestre, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa. E incorrendo na mesma pena quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, ter em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta.
A multa é de R$ 500,00 por indivíduo de espécie não constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção e de R$ 5 mil, por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção.
Prefeitura Municipal de Monte Alegre – PA
Assessoria de Comunicação – ASCOM

image_pdfSalvar PDFimage_printImprimir
ACESSIBILIDADE