sexta-feira, abril 26, 2024
NotíciasSEMMA

SEMMAG RETIRA ÁRVORES QUE OFERECEM RISCOS DE ACIDENTES NA CIDADE BAIXA

A prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – SEMMAG, informa a sociedade em geral, que desde o dia 29/01/2021 está a retirada de 8 árvores da espécie Mangueira, localizados na Praça Tiradentes e entorno, no bairro Cidade Baixa, área urbana e de responsabilidade da administração pública.
A decisão de retirada foi tomada a partir de uma vistoria técnica ocorrida no dia 28 de janeiro/2021, após o tombamento de uma árvore ocorrido na tarde do dia 27. Durante vistoria, cada árvore passou pelo teste de oco, que é uma operação voltada a detectar a existência e a dimensão de ocos e podridões.
A decisão por retirada das árvores, justifica-se em virtude da fitossanidade está comprometida, com a base do caule apresentando-se podre, oferecendo riscos de queda sobre edificações, pessoas e/ou veículos. Para tomada de decisão, também levou-se em consideração o tombamento de mais duas árvores na referida área (Fev/2019 e em Set/2020), com ocorrência de danos materiais, ambas estavam ocadas.
Considerando que a arborização urbana é um agente importante na melhoria do microclima local, na diminuição da poluição e sem contar o papel estético inerente ao seu próprio uso, a Prefeitura, através da SEMMAG, estará providenciado o plantio de novas árvores como medida de compensar as que serão suprimidas.