terça-feira, abril 23, 2024
Covid-19NotíciasSaúdeSESMA

Tratamento da Covid-19. cápsulas respiratórias são instaladas no hospital municipal de Monte Alegre

TRATAMENTO DA COVID-19. CÁPSULAS RESPIRATÓRIAS SÃO INSTALADAS NO HOSPITAL MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE
Seis cápsulas de respiração mecânica dá condições terapêuticas para que pacientes com Covid-19 de Monte Alegre não necessitem ser transferidos para Santarém.
Na última terça-feira, 30 de junho, uma equipe liderada pelo professor da UFOPA, Roberto Branco Filho, esteve na cidade de Monte Alegre realizando a entrega de seis cápsulas respiratórias de baixo custo no Hospital Municipal.
As cápsulas respiratórias são utilizadas em pacientes com Covid-19 que tenha dificuldade para respirar. O material construído de forma artesanal é produzido em laboratórios da Universidade Federal do Oeste do Pará, em parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e com o Governo do Estado do Pará. Foi uma solicitação da Prefeitura de Monte Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, para ajudar durante o tratamento de pacientes com Covid-19 no município.
Segundo o secretário de saúde, Clóvis Freitas, a doação vem em boa hora e ajuda a reforçar as ações de enfrentamento à Covid-19 em Monte Alegre. “A partir dessa parceria, dará condições terapêuticas para que nossos pacientes não necessitem ser transferidos porque o tratamento passa ser em nossa cidade”, falou Clóvis.
Assim que as cápsulas foram montadas, uma paciente com Covid-19 que está sendo tratada por equipes médicas do Hospital Municipal passou a usar o equipamento e logo apresentou melhora na saturação, ou seja, passou a respirar melhor.
O professor da UFOPA, Roberto Branco Filho, que esteve acompanhando a instalação do equipamento no município, disse que para o funcionamento dessas cápsulas têm que ter o equipamento BIPAP ou CPAP no hospital, e requer a presença de um fisioterapeuta qualificado, para isso uma equipe do HRBA, liderada pelo fisioterapeuta Jonas Rocha, ministrou treinamento para os profissionais de saúde de Monte Alegre, esclarecendo sobre a utilização, sanitização e substituição de filtro no uso por paciente.
A ideia de construção das cápsulas respiradoras não invasivas foi do fisioterapeuta Jonas Rocha, que atua no HRBA, que adaptou uma tecnologia desenvolvida por profissionais do estado do Amazonas. O professor Branco Filho entrou com o projeto de montagem e criou uma entrada e saída de ar e o exaustor, que é capaz de renovar o ar dentro da cápsula. O exaustor foi desenvolvido a partir de um modelo de exaustor instalado em banheiros, que é feito com reduções e conexões de PVC, produtos encontrados em lojas de material de construção.
As cápsulas foram desenvolvidas inicialmente para atender pacientes com Covid-19 do Hospital Regional de Santarém, mas logo chamou atenção do prefeito de Santarém que solicitou para o hospital daquele município e recebeu apoio da Secretaria Regional de Governo do Estado. Além de Santarém, já foram entregues cápsulas respiratórias em Prainha, Belterra, Alenquer, Itaituba, Óbidos e agora em Monte Alegre. Já foram solicitadas cápsulas para os municípios de Juruti, Oriximiná, Rurópolis, Breves, Jacareacanga e Trairão.
Durante a entrega das cápsulas em Monte Alegre, o Hospital Municipal recebeu doação de máscaras da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) e parceiros.