quarta-feira, abril 24, 2024
Sem categoria

TRÊS IMÓVEIS DA COMARA DE MONTE ALEGRE SÃO DEVOLVIDAS AO PATRIMÔNIO MUNICIPAL

Na manhã de sexta feira, 20, o prefeito de Monte Alegre Jardel Vasconcelos recebeu o vice-presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, para formalização da dissolução do Destacamento de Apoio da COMARA em Monte Alegre, entregando alguns imóveis da COMARA para ser inserida ao patrimônio do município.
A cerimônia ocorreu com a presença de autoridades dos setores executivo, legislativo e judiciário de Monte Alegre, onde foi oficializado a devolução de três imóveis situados na área urbana de Monte Alegre, identificados como Área do Destacamento de Apoio (na saída da cidade), Clube Comariano (bairro do Surubeiju) e o porto do Britador (as margens do rio Gurupatuba).
A COMARA por várias décadas manteve no município de Monte Alegre, as atividades de extração de brita da vila da Mulata, que era usada para construção e recuperação de aeródromos da região. Com a extração paralisada há cerca de 15 anos, e descartada a retomada da extração o Comando da Aeronáutica decidiu desativar o Destacamento em Monte Alegre e devolver os imóveis existentes ao município, sendo, o Destacamento de Apoio, Clube Comariano, Porto do Britador e o Hotel da Comara. Nesse primeiro momento, o Hotel da Comara não foi inserido na transferência para a Prefeitura de Monte Alegre, mas segundo o Coronel Steven o imóvel está listado para devolução ao município, haja vista que o processo será mais longo, pois deverá tramitar pelas mais altas esferas do Comando da Aeronáutica Brasileira.
Coronel Steven Meier disse que os imóveis que hoje a COMARA transfere para o município de Monte Alegre, é um passo importante para o desenvolvimento da região. “A Comara e o Comando da Aeronáutica se sentem muito gratos, agradecem muito a colhida que o município nos deu durante todos esses anos, e agora, nessa passagem a gente encara isso como uma forma de agradecimento por essa colhida durante todos esses anos”, falou Steven.
Apesar de décadas de inoperância das atividades da Comara, o Comando da Aeronáutica não deixou de dar manutenção e segurança à área patrimonial, com pessoas que trabalham no local, e que agora a Prefeitura deverá incorpora-las na administração municipal.
O prefeito Jardel Vasconcelos, disse que essa negociação já se arrastava por dois meses e, culminou com essa evolução oficial feita pelo Coronel Steven Meier da aeronáutica, que representa a COMARA no Pará.
FINALIDADE DOS IMÓVEISJardel pontuou a finalidade dos imóveis que foram incorporados no patrimônio municipal, já decidido a finalidade de cada um. “Lá a gente vai transformar o Clube Comariano, em uma Casa de Apoio pra fazer todos os serviços com o grupo da Terceira Idade, que até hoje vai pra um local, como hoje está na AABB, mas já passou pelo Norte, São Francisco e outras que nos alugamos, e sempre foi uma reivindicação do grupo da Terceira Idade ter sua sede própria”, falou, salientando que “a gente vai mandar também um projeto de Lei pra Câmara, pra ser aprovado e transformado em Lei, pra que, independente de quem seja o prefeito, pra que fique eternamente pro grupo da Terceira Idade fazer todas as suas atividades naquele local tão maravilhoso, que é bastante amplo inclusive”, completou o prefeito dizendo que será feita algumas adequações, de acordo com os serviços que o programa oferece para a Terceira Idade.
O Destacamento de Apoio, também conhecido por sede da Comara, o prefeito disse que vai transformar na Secretaria de Obras, e na garagem, servirá para as máquinas pesadas e destinará um local que servirá para manutenção das máquinas.
O Porto do Britador, Jardel Vasconcelos pretende fazer algumas adequações e será um porto de exportação municipal, “aquela área lá em cima que serve pra estoque de material vai precisar de adequações, pra que a gente possa também através do município, oferecer o serviço muito mais digno”, disse o prefeito, ressaltando que “hoje por exemplo, a madeira está sendo escoada em um porto no Pariçó, mas, assim que a agente arrumar o porto municipal pode também ser uma dessas alternativas pra esses empresários, o porto pra exportação”, finalizou Jardel lembrando que, “nós pensamos e decidimos, primeiro mandamos pra câmara e foi aprovado, que aqui, a gente agradece a todos os vereadores que também concordaram com essa devolução que é de extrema importância para Monte Alegre”.
TERCEIRA IDADE – Para Luzia Lins, que participa dos programas da Terceira Idade no Cras Pajuçara, “o serviço de convivência não pode parar, é onde nós nos encontramos uma vez por semana, todos os nossos irmãozinhos da mesma idade, com cerca de 50 a 60 pessoas que reunimos. É um local onde nós conversamos, cantamos, brincamos, fazemos educação física, almoçamos, tomamos café. Então, é um lugar muito maravilhoso, isso daí, ao invés de estar passando de um local para o outro, nós vamos ter um local fixo, isso vai representar muito, porque nossa família já sabe pra onde vamos, e como vai nos buscar ou levar”, declarou Luzia Lins.