quarta-feira, abril 24, 2024
Sem categoria

TRÊS IMÓVEIS DA COMARA DE MONTE ALEGRE SÃO DEVOLVIDAS AO PATRIMÔNIO MUNICIPAL

TRÊS IMÓVEIS DA COMARA DE MONTE ALEGRE SÃO DEVOLVIDAS AO PATRIMÔNIO MUNICIPAL
Na manhã de sexta feira, 20, o prefeito de Monte Alegre Jardel Vasconcelos recebeu o vice-presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, para formalização da dissolução do Destacamento de Apoio da COMARA em Monte Alegre, entregando alguns imóveis da COMARA para ser inserida ao patrimônio do município.
A cerimônia ocorreu com a presença de autoridades dos setores executivo, legislativo e judiciário de Monte Alegre, onde foi oficializado a devolução de três imóveis situados na área urbana de Monte Alegre, identificados como Área do Destacamento de Apoio (na saída da cidade), Clube Comariano (bairro do Surubeiju) e o porto do Britador (as margens do rio Gurupatuba).
A COMARA por várias décadas manteve no município de Monte Alegre, as atividades de extração de brita da vila da Mulata, que era usada para construção e recuperação de aeródromos da região. Com a extração paralisada há cerca de 15 anos, e descartada a retomada da extração o Comando da Aeronáutica decidiu desativar o Destacamento em Monte Alegre e devolver os imóveis existentes ao município, sendo, o Destacamento de Apoio, Clube Comariano, Porto do Britador e o Hotel da Comara. Nesse primeiro momento, o Hotel da Comara não foi inserido na transferência para a Prefeitura de Monte Alegre, mas segundo o Coronel Steven o imóvel está listado para devolução ao município, haja vista que o processo será mais longo, pois deverá tramitar pelas mais altas esferas do Comando da Aeronáutica Brasileira.
Coronel Steven Meier disse que os imóveis que hoje a COMARA transfere para o município de Monte Alegre, é um passo importante para o desenvolvimento da região. “A Comara e o Comando da Aeronáutica se sentem muito gratos, agradecem muito a colhida que o município nos deu durante todos esses anos, e agora, nessa passagem a gente encara isso como uma forma de agradecimento por essa colhida durante todos esses anos”, falou Steven.
Apesar de décadas de inoperância das atividades da Comara, o Comando da Aeronáutica não deixou de dar manutenção e segurança à área patrimonial, com pessoas que trabalham no local, e que agora a Prefeitura deverá incorpora-las na administração municipal.
O prefeito Jardel Vasconcelos, disse que essa negociação já se arrastava por dois meses e, culminou com essa evolução oficial feita pelo Coronel Steven Meier da aeronáutica, que representa a COMARA no Pará.
FINALIDADE DOS IMÓVEISJardel pontuou a finalidade dos imóveis que foram incorporados no patrimônio municipal, já decidido a finalidade de cada um. “Lá a gente vai transformar o Clube Comariano, em uma Casa de Apoio pra fazer todos os serviços com o grupo da Terceira Idade, que até hoje vai pra um local, como hoje está na AABB, mas já passou pelo Norte, São Francisco e outras que nos alugamos, e sempre foi uma reivindicação do grupo da Terceira Idade ter sua sede própria”, falou, salientando que “a gente vai mandar também um projeto de Lei pra Câmara, pra ser aprovado e transformado em Lei, pra que, independente de quem seja o prefeito, pra que fique eternamente pro grupo da Terceira Idade fazer todas as suas atividades naquele local tão maravilhoso, que é bastante amplo inclusive”, completou o prefeito dizendo que será feita algumas adequações, de acordo com os serviços que o programa oferece para a Terceira Idade.
O Destacamento de Apoio, também conhecido por sede da Comara, o prefeito disse que vai transformar na Secretaria de Obras, e na garagem, servirá para as máquinas pesadas e destinará um local que servirá para manutenção das máquinas.
O Porto do Britador, Jardel Vasconcelos pretende fazer algumas adequações e será um porto de exportação municipal, “aquela área lá em cima que serve pra estoque de material vai precisar de adequações, pra que a gente possa também através do município, oferecer o serviço muito mais digno”, disse o prefeito, ressaltando que “hoje por exemplo, a madeira está sendo escoada em um porto no Pariçó, mas, assim que a agente arrumar o porto municipal pode também ser uma dessas alternativas pra esses empresários, o porto pra exportação”, finalizou Jardel lembrando que, “nós pensamos e decidimos, primeiro mandamos pra câmara e foi aprovado, que aqui, a gente agradece a todos os vereadores que também concordaram com essa devolução que é de extrema importância para Monte Alegre”.
TERCEIRA IDADE – Para Luzia Lins, que participa dos programas da Terceira Idade no Cras Pajuçara, “o serviço de convivência não pode parar, é onde nós nos encontramos uma vez por semana, todos os nossos irmãozinhos da mesma idade, com cerca de 50 a 60 pessoas que reunimos. É um local onde nós conversamos, cantamos, brincamos, fazemos educação física, almoçamos, tomamos café. Então, é um lugar muito maravilhoso, isso daí, ao invés de estar passando de um local para o outro, nós vamos ter um local fixo, isso vai representar muito, porque nossa família já sabe pra onde vamos, e como vai nos buscar ou levar”, declarou Luzia Lins.

Prefeitura Municipal de Monte Alegre – PA
Assessoria de Comunicação – ASCOM

image_pdfSalvar PDFimage_printImprimir
ACESSIBILIDADE