sábado, abril 27, 2024

CARTEIRA DE IDENTIDADE AGORA É EMITIDA NO MESMO DIA EM MONTE ALEGRE

Serviço online
CARTEIRA DE IDENTIDADE AGORA É EMITIDA NO MESMO DIA EM MONTE ALEGRE
Agora o cidadão residente em Monte Alegre que queira tirar ou trocar sua identidade, receberá o documento no mesmo dia. Iniciou ontem segunda-feira, 09, o serviço de Identificação Online, uma parceria da Prefeitura de Monte Alegre por meio da Setrins (Secretaria Municipal de Trabalho e Inclusão Social) e Governo do Estado, através da Polícia Civil e Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará).
O serviço de emissão da Carteira de Identidade Online vem sendo trabalhado desde 2017, mas somente este ano, o Governo do Estado mostrou interesse em firmar parceria com a Prefeitura de Monte Alegre e formalizou convênio com a Prodepa e a partir daí, o governo municipal conseguiu o link da Polícia Civil.
Não foi a toa que a jovem Kelry Milena Catete estampou o sorriso no rosto, por ter conseguido tirar o documento no mesmo dia e sem a burocracia e espera que havia antes de implantar o serviço de Identidade Online.
Para que o serviço fosse de fato implantado no município, a Polícia Civil fez algumas exigências de equipamentos, entre elas, foi necessária a Prefeitura de Monte Alegre adquirir uma impressora própria para impressão da Identidade, da mesma que a Polícia Civil utiliza. A Prefeitura também vai está arcando com a logística para manter o serviço no município, como internet, servidores e pagando o convênio com a Prodepa para ter o acesso.
Segundo a secretária municipal de Trabalho e Inclusão Social, Dra. Josefina Carmo, o prefeito de Monte Alegre Jardel Vasconcelos não mediu esforços para que o serviço fosse implantado no município, pois desde 2017, “infelizmente não tivemos a reciprocidade de interesse por parte do governo do Estado na época, pra que nós formalizássemos convênio com a Prodepa, já agora no governo Helder, nós fizemos o convênio e já estamos com o link para o município. Dessa forma, hoje nós já conseguimos emitir a primeira Carteira de Identidade Online e, esperamos que o serviço continue dando certo, vamos depender principalmente de internet, na parte da prefeitura, todo o serviço de logística já está funcionando”, disse Josefina.
A carteira de identidade não tem data de vencimento, mas é importante ter atenção à passagem do tempo para, se for o caso, pedir uma nova via. A aparência e a assinatura da pessoa podem mudar muito ao longo dos anos e não corresponder mais ao que está registrado. Uma recomendação é que, depois de 10 anos da emissão do RG, o cidadão considere renovar o documento. Nos casos de renovação, é preciso levar o documento emitido anteriormente.
Para requisitar a emissão de carteira de identidade, o cidadão precisa procurar o setor de identificação na SETRINS, é necessário levar duas fotos 3×4; certidão original (nascimento ou casamento); comprovante de residência original e recente (no máximo 3 meses); boleto e comprovante de pagamento (quando houver). Menores de 16 anos devem estar acompanhados de seus responsáveis legais.