domingo, abril 28, 2024

ESCOLAS DE MONTE ALEGRE TERÃO INTERNET DE ALTA VELOCIDADE TANTO NA CIDADE COMO NA ZONA RURAL

Está sendo implantado nas escolas do município o Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Monte Alegre, através da Secretaria de Educação, que visa apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.
Segundo a coordenadora do Programa no município, Izandra Gama, o objetivo principal é trazer para todas as escolas tanto urbanas como rurais, a internet de alta velocidade para ser usada pedagogicamente. “A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e de nossos alunos, portanto não há nada melhor que usá-la a favor do processo ensino-aprendizagem”, afirma Izandra, assegurando que 21 escolas já foram contempladas com esse programa somente no meio urbano e 7 escolas no meio rural, porém a meta é atender todos os educandários do município, inclusive as escolas de educação infantil.
As escolas da área urbana vão receber o recurso diretamente no PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), para contratação de internet já a partir do início do ano letivo de 2020. Essas escolas terão internet paga por meio dessa parceria entre governo municipal e governo federal.
Já as escolas da zona rural, receberão um kit com antena de internet via satélite, nesse primeiro momento. Posteriormente através do PDDE Interativo as escolas receberão um recurso para utilizarem na compra de equipamentos ou a expansão da conectividade no âmbito escolar. Izandra ressalta que, “antes, nós já tínhamos internet nas escolas, mas era usada somente na sala da direção ou na secretaria da escola só para os trabalhos administrativos, agora com esse programa vai ser possível expandir esse sinal para toda escola, de forma que o professor utilize esse recurso na sala de aula. O aluno vai ter acesso à internet pelo celular dele, só que será uma internet usada de maneira pedagogicamente racional. Nós vamos ter meios para controlar esse acesso, vamos discutir e criar políticas de utilização sem prejuízos para o processo ensino-aprendizagem. Ao contrário do que alguns ainda pensam, a internet bem utilizada pode contribuir e muito para a melhoria da prática pedagógica, afinal este é o objetivo principal do Programa de Inovação Educação Conectada”, finalizou Izandra Gama.
Na semana passada, foram instaladas antenas de internet via satélite banda larga nas escolas rurais do Km 11, Limão, Curral Grande, São Diogo, Cuçaru e Pariçó.