sexta-feira, abril 19, 2024
Sem categoria

ESTUDANTES DE MONTE ALEGRE ESTÃO PARTICIPANDO DA 6ª EDIÇÃO DAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESTUDANTES DE MONTE ALEGRE ESTÃO PARTICIPANDO DA 6ª EDIÇÃO DAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Quarenta e sete estudantes de 26 escolas da rede municipal e estadual participaram da 1ª Etapa (Etapa Escolar) da 6ª Edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa – OLP, representando o município de Monte Alegre.
Nessa fase, um total de 47 textos sobre o tema “O Lugar onde Vivo” foram construídos em sala de aula e enviados para as Comissões Julgadoras Escolares (composta por 3 membros entre professores e membros da comunidade), que tiveram a incumbência de selecionar 01 texto para cada categoria a que a escola estava concorrendo.
A saber, a OLP abrange 5 categorias a que concorrem respectivamente alunos de 5º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. São elas: Poema (5º), Memórias Literárias (6º e 7º), Crônica (8º e 9º), Documentário (1º e 2º ano do EM) e Artigo de Opinião (3º ano EM).
Em seguida, as Comissões Escolares enviaram, através do Portal Escrevendo o Futuro os textos selecionados, para concorrer a Etapa Municipal que ocorreu no dia 09(nove) de setembro. Dos 47 textos enviados, 8 foram selecionados pela Comissão Julgadora Municipal, organizada pela Secretaria municipal de educação, constituída por 3 membros entre professores de língua portuguesa e representantes da secretaria municipal de educação. Reiteramos que o número de vagas para a etapa estadual dependia do quantitativo de escolas inscritas no município. Nesse sentido, 8 vagas (2 poemas, 2 memórias literárias, 2 crônicas, 01 documentário e 01 artigo de opinião) foram abertas para Monte Alegre, perfazendo um total de 8 trabalhos.
Os 8 textos selecionados foram enviados através do mesmo portal (escrevendo o futuro) para concorrerem a Etapa Estadual das Olimpíadas para serem analisados pela Comissão julgadora Estadual, quem tem o prazo estabelecido até o dia 10 de outubro para divulgação dos textos selecionados e que irão concorrer a Etapa Regional.
Segundo a coordenadora local das Olimpíadas de Língua Portuguesa, professora Andréia do Socorro de Lima Batista, esse ano, através da sensibilidade da gestão municipal para a importância do projeto foi o primeiro ano que Monte Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a adesão às Olimpíadas. No primeiro momento, a inscrição foi aberta para todas as escolas de 5º ano fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Atendendo ao chamado, 13 escolas rurais e 12 urbanas, incluindo o Colégio Estadual Fernando Henrique Cardoso e um total de 53 professores foram inscritos.
É importante destacar a participação das escolas Dr. Dátis Lima, comunidade de CANP, através da atuação do Professor Raimundo Edilvandro Vasconcelos, selecionado para a Etapa Estadual em duas categorias e do Colégio Fernando Henrique Cardoso, igualmente selecionado em duas categorias.
Na oportunidade, a coordenação local das olimpíadas, em nome da Secretaria Municipal de Educação, gostaria de agradecer e parabenizar a todas as escolas, professores e alunos inscritos que abraçaram a causa da educação e que todos os esforços no intuito do desenvolvimento satisfatório do trabalho serão recompensados através do melhoramento da qualidade do ensino que práticas como esta proporcionam.

Prefeitura Municipal de Monte Alegre – PA
Assessoria de Comunicação – ASCOM

image_pdfSalvar PDFimage_printImprimir
ACESSIBILIDADE