quarta-feira, abril 24, 2024
NotíciasSEMMA

FILHOTE DE PEIXE-BOI RESGATADA EM MONTE ALEGRE É TRANSFERIDA PARA ZOOUNAMA EM SANTARÉM

Já se encontra em Santarém a filhote de peixe-boi, batizada de Piapó, que foi resgatada no município de Monte Alegre. O animal foi transferido aos cuidados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura -SEMMAG, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR-BIO (Escritório Regional Baixo Amazonas II).
Em Santarém a filhote de peixe-boi (Trichechus inunguis) está agora aos cuidados da ZooUNAMA. Após ter ficado aos cuidados da equipe técnica da SEMMAG, durante uma semana, o animal apresentou condições físicas favoráveis para realizar a viagem, que foi acompanhada pelos técnicos Cleucivan Carvalho (Tecnólogo em Gestão Ambiental – SEMMAG) e Lourival Neto (Biólogo – Ideflor-Bio).
A filhote de peixe-boi foi resgatada na comunidade de Piapó, município de Monte Alegre, no dia 16 de setembro. Na ZooUNAMA (instituição receptora do espécime) no município de Santarém, o animal continuará recebendo os devidos cuidados de equipe especializada até atingir a maturidade e esteja em condições de ser reintroduzida em seu habitat natural. A Universidade da Amazônia-UNAMA, possui um zoológico e projeto de reabilitação desta espécie ameaçada de extinção.