quinta-feira, abril 25, 2024
Covid-19NotíciasSaúdeSESMA

INTERNADOS COM COVID-19 EM MONTE ALEGRE AUMENTOU NESTE FINAL DE SEMANA

Na tarde de sábado, 16, aumentou o número de pessoas com sintomas de Covd-19 procurando atendimento médico no Hospital Municipal de Monte Alegre. Dos 12 leitos disponíveis para tratamento dessa enfermidade foram todos ocupados.
No hospital tem hoje, 14 pacientes internados na ala de tratamento da Covid-19, sendo 5 suspeitos e 9 confirmados. No município de Monte Alegre são atualmente 116 pessoas ainda doente de Covid, e 125 casos monitorados com sintomas leves da doença.
A diretora do hospital Elizia Cristina, disse que, como a ala de internações tem poucas pessoas internadas, foram remanejados alguns leitos para a ala da Covid para conseguir atender a demanda.
Segundo a médica responsável pelos pacientes com Covi-19, Dra. Naiara Almeida, no hospital tem uma Sala de Estabilização, que é um leito para paciente grave que sofre traumatismo craniano e precisa ser entubado. Esse leito teve que ser ocupado com um paciente que está em estado grave de Covid-19. A médica informou ainda que os leitos improvisados estão sendo colocados em um corredor da ala da Covid, por falta de espaço, haja vista que o hospital está em reforma.
Naiara disse que já fez encaminhamento com TFD para três pacientes que necessitam de UTI, está na espera de abrir vagas em Santarém ou Itaituba para serem transferidos. “Hoje não temos previsão de alta pra nenhum paciente, a não ser que saia transferência. Se entrar mais pacientes vão ficar todos no corredor e, se continuar aumentando vamos ter que usar a sala de espera. Aqui a gente quer salvar vidas”, ressaltou a médica.
SUPRIMENTOS
A diretora do hospital Elizia Cristina afirmou que os suprimentos para atender os pacientes com Covid-19 têm em estoque conforme o número de leitos cadastrados, ou seja, 12 leitos. Quanto à disponibilidade de oxigênio para os pacientes, também tem em estoque para atender a demanda conforme o que foi cadastrado na Sespa. O risco de faltar oxigênio só depende no momento se a empresa fornecedora não conseguir cumprir com o contrato, que foram adquiridos 10 mil metros cúbicos do produto. Hoje mesmo o hospital recebeu um carregamento com as balas de oxigênio garantindo a estabilidade no fornecimento.
GESTÃO
O prefeito de Monte Alegre, Matheus Almeida, juntamente com a secretária de Saúde, Saryna Abud, estiveram ontem sábado, 16, avaliando uma unidade de saúde que está em fase de acabamento no bairro do Curitanfã, para que seja transformado em um Centro de Atendimento, somente para pacientes com Covid-19. A partir de amanhã, segunda-feira, 17, as obras devem ser aceleradas, para que os pacientes sejam transferidos para a nova unidade o mais rápido possível.
Finalizando Saryna Abud conclama a população de Monte Alegre que obedeçam ao decreto vigente, com as medidas restritivas de enfrentamento a Covid-19, para que a situação não se agrave ainda mais no município, haja vista que 71 pessoas já morreram de Covid-19 em Monte Alegre. A média de pacientes que são internados com Covid-19, são de pessoas acima de 40 anos, hoje tem pacientes internados no hospital, de 16 a 84 anos.