sábado, abril 27, 2024

Monte Alegre monta plano de contingência contra o coronavírus

MONTE ALEGRE MONTA PLANO DE CONTINGÊNCIA CONTRA O CORONAVÍRUS
A Prefeitura de Monte Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, já está com o Plano de Contingência Municipal contra o Coronavírus, baseado no plano Estadual que foi produzido seguindo as orientações do plano de contingenciamento do Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, Nely Pimentel, esse plano está sendo repassado a todos os profissionais da saúde, profissionais da Urgência e Emergência e Hospital Municipal, Atenção básica, Profissionais do laboratório municipal, Maternidade, aos Motoristas, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Vigilância Sanitária e também já está marcado para reunião com os trabalhadores do setor hidroviário, assim como já estão sendo repassadas as orientações preventivas as empresas de transporte do setor rodoviário que atuam no município.
No município de Monte Alegre até o momento não tem nenhum registro de casos suspeitos, a Vigilância Epidemiológica esteve monitorando durante 14 dias uma pessoas que chegou da Itália, mas ela não apresentou nenhum sintoma do coronavírus.
Os casos considerados suspeitos, a pessoa passará por uma avaliação médica, irá fazer a coleta de material, que será enviado para o laboratório Central do Estado para fazer o exame e diagnósticos de coronavírus, a referência no estado é o Instituto Evandro Chagas em Belém. Enquanto o resultado não chegar e o paciente não apresentar sintomas graves da doença, ele ficará em isolamento domiciliar, ou seja, em casa sendo monitorado pela equipe da Saúde do município. Se o quadro se agravar, o paciente será internado no hospital municipal e em casos mais graves, será encaminhado para o Hospital Regional em Santarém.
Os casos suspeitos é todo aquele indivíduo que apresentar tosse, dificuldade respiratória e que tenha viajado recentemente para área de transmissão do coronavírus, ou aquela pessoa que teve contato com os casos suspeitos ou casos confirmados laboratorialmente de coronavírus. Ao sentir os sintomas da doença, a pessoa deve procurar de imediato qualquer unidade de saúde do município onde tem médico, para receber os primeiros atendimentos.
Nely Pimentel disse que, todos os médicos do atendimento municipal de Monte Alegre já estão orientados de como proceder no atendimento às pessoas suspeitas de terem contraídos o vírus. Nely pede que as pessoas que estiveram viajando ou contato com pessoas suspeitas, elas devem informar no primeiro atendimento para ter um amparo diferenciado e para, a equipe de saúde fazer o mapeamento das pessoas que tiveram esse contato.
“A agente pede as pessoas, que viajarem para local com incidência de casos e retornarem para o nosso município, que elas fiquem uns 7 dias em casa em isolamento, se essas pessoas apresentarem sintomas, elas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde ou informar a secretaria municipal de saúde para as devidas providências”, Nely Pimentel, salienta que “o importante nesse momento é sempre ter os cuidados básicos, evitar aglomerações, estarmos saindo desnecessariamente de casa, termos os cuidados básicos de higiene, como na lavagem das mãos, quem estiver gripado e tossindo, sempre ter uma toalha ou papel toalha, para estar espirrando, descartar esse papel toalha, quem tiver o álcool em gel sempre fazer a higienização, se não tiver, uma pia com água e sabão pode se fazer a desinfecção das mãos com o álcool em gel . E todos os cuidados necessários para evitar que esse vírus se propague no nosso município”, finalizou Nely.
A partir de hoje, quarta-feira, 18, medidas preventivas estão sendo adotadas no hospital municipal de Monte Alegre, entre elas a redução de pessoas na hora da visita aos pacientes, entre outras.