quinta-feira, abril 25, 2024
Covid-19NotíciasSaúdeSESMA

TESTES DE COVID-19 EM MONTE ALEGRE

TESTES PARA COVID-19 ESTÃO NORMALIZADO EM MONTE ALEGRE

As pessoas com sintomas da covid-19 que procuram as unidades de saúde do município de Monte Alegre já estão realizando os testes para covid-19. O serviço ficou por dois dias sem atender o público que apresentava sintomas leves, por conta da grande procura no Hospital Municipal e um atrasado na entrega.
Segundo a secretária de saúde do município, Gláudia Santos, a falta de testes ao público com sintomas leves, se deu porque ficou poucos testes no Hospital Municipal, e foi dada preferência para quem já estava sendo atendido naquela unidade de saúde com suspeita da covid-19. O teste RT-PCR, (aquele que utiliza a coleta de secreção nasal, com introdução de algodão pelo nariz) esse não faltou.
Gláudia explicou que houve um atraso do voo de Belém para Santarém por conta do lockdown, “a empresa fornecedora enviou, porém não conseguimos receber no dia previsto”, informou a secretária, acrescentando que no final de semana foi coberto o atendido, tanto a população como paciente. “Estamos realizando nossos testes normalmente. Recebemos hoje mil unidades e, a empresa fornecedora já está providenciando mais 3 mil unidades para enviar à Monte Alegre”, completou Gláudia.
TESTE
Tanto a rede pública quanto na rede privada é necessário que a pessoa passe primeiro por uma triagem e receba um pedido médico encaminhando para o teste. Ou seja, não é possível chegar ao hospital e pedir o exame. Ele pode ou não ser feito apenas se o especialista achar necessário, após observar o seu estado clínico.
O teste rápido é utilizado na detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2. Ele detecta a presença de anticorpos no sangue do paciente (poucas gotas extraídas por punção do dedo), que são produzidos pelo sistema imunológico após o contato com o coronavírus. A produção desses anticorpos requer algum tempo e, por isso, esse teste só deve ser realizado ao menos 8 dias após o início dos sintomas (ideal por volta do 10º dia). A realização do teste antes desse período pode levar a um resultado “falso negativo”, por não haver quantidades suficientes de anticorpos nesses momentos.
Já o RT-PCR é o teste molecular utilizado como padrão de segurança para a detecção do SARS-CoV-2. Ele detecta o material genético do vírus em secreções do paciente, geralmente coletadas na orofaringe e nasofaringe por swab, embora outras amostras possam ser utilizadas, como o escarro.
A carga viral é maior no início da infecção e, por isso, a realização do RT-PCR é recomendada, preferencialmente, nos primeiros 7 dias após o início dos sintomas. Por isso, esse teste é o recomendado para confirmar o diagnóstico atual de COVID-19 em pacientes com suspeita clínica.
Prefeitura Municipal de Monte Alegre – PA
Assessoria de Comunicação – ASCOM
image_pdfSalvar PDFimage_printImprimir
ACESSIBILIDADE