quinta-feira, abril 25, 2024
Covid-19NotíciasSaúdeSESMA

VISITA DO GOVERNADOR HELDER BARBALHO

Na tarde de ontem, sexta-feira, 22, esteve no município de Monte Alegre, o governador do estado Helder Barbalho, que veio verificar de perto as condições de funcionamento do Hospital Municipal. Helder garantiu apoio aos pacientes mais graves da Covid-19, caso necessitem de internação ou transferência.
Helder foi ao hospital acompanhado do prefeito em exercício Cabo Leonardo, da secretária de Saúde Saryna Abud e vereadores do município, onde esteve conhecendo a ala de internados da Covid-19 e conversou com alguns profissionais da saúde da linha de frente.
O governador garantiu ajustar ações para salvar vidas das pessoas que necessitem de atendimento em Monte Alegre. “Já articulamos com a prefeitura o reforço de oxigênio para que não falte para os pacientes de Monte Alegre, e claro, trabalhar em sintonia com a estratégia municipal e governo do Estado, para juntos cumprimos nossa missão, que é dar assistência e cuidar da população de Monte Alegre e da região”, assegurou Helder garantindo que o Governo do Estado está ampliando os leitos de UTIs na região, que hoje somam 110 leitos em três hospitais nos municípios de Santarém, Itaituba e Juruti. “Caso seja necessário, nós estaremos ampliando a oferta de leitos de UTIs para assegurar atendimento para todos. Estamos reforçando a estrutura aeromédica, neste momento nós temos 4 helicópteros e uma aeronave, deve chegar mais outra aeronave que, ao todo serão seis para está atuando na estrutura da região”, disse o governador.
Helder salientou ainda que a população não pode se tranquilizar com as ações do Governo e Prefeitura. “Neste momento é de consciência, nós estamos trabalhando para evitar o que aconteceu no Amazonas, mas se cada um não tiver a consciência da sua responsabilidade e os governos trabalhar preventivamente para garantir atendimento, nós teremos uma situação de dificuldade. Portanto nesse momento é hora de todo mundo ajudar, a população precisa ter consciência, usar máscara, evitar concentrações, ficar em casa e se proteger com medidas e procedimentos de higiene para não se expor o vírus. Nós estamos vivendo momento de muita dificuldade”, observou Helder.
Saryna Abud, secretária de Saúde de Monte Alegre, disse que a visita do governador foi proveitosa para renovar a confiança na parceria entre gestão municipal com as ações do Estado, pois o sistema público de saúde do município enfrenta problemas devido à pandemia de Covid-19. “A visita do governador foi muito importante para mostramos a nossa realidade. Estamos com uma grande deficiência de oxigênio, e ele já nos informou que estarão chegando cilindros de Alenquer para nos auxiliar. Esperamos que a situação melhore, e essa fase ruim passe”, disse a secretária.
Por voltas das 23h de sexta-feira (22), chegou a Monte Alegre um carregamento com 30 cilindros de oxigênios para atender a demanda do hospital municipal. O governador garantiu entregar neste sábado (23), mais 10 cilindros de oxigênio.
Na noite de sexta-feira, estavam internados 18 pacientes com a Covid-19 no Hospital Municipal. Na madrugada deste sábado, um paciente faleceu e outro está sendo transferido para UTI de Itaituba.
Permanecem internados 16 pacientes, sendo que a capacidade de leitos do Hospital é de somente 12, as internações excedentes são improvisadas em um corredor para garantir atendimento.