terça-feira, abril 16, 2024
NotíciasSETRINS

CAMINHADA ALUSIVA AO 12 DE JUNHO DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL

A Prefeitura Municipal de Monte Alegre – Pá, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Inclusão Social – SETRINS,  estarão realizando no dia 10 de junho de 2022 a CAMINHADA ALUSIVA AO 12 DE JUNHO DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL.

OBJETIVOS DA CAMINHADA

• Proporcionar reflexão buscando a conscientização sobre os prejuízos causados pela imposição do trabalho ás crianças e adolescentes;
  • Conscientizando-os de que a educação é a melhor maneira de construir um futuro de esperança, que estudar é o seu oficio, que brincar faz parte do seu desenvolvimento e que é direito seu;
  • Estender essa reflexão a toda comunidade Monte alegrense, principalmente aos pais para que se possa vislumbrar uma mudança de comportamento em nossa comunidade, onde encontramos parte de nossas crianças executando todo o trabalho doméstico, cuidando dos irmãos menores, sem que isto seja executado em caráter educacional, como forma de cooperação familiar e sim como responsabilidade incondicional.

O que é o 12 de Junho

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil. Gostaríamos de agradecer a BANDA MUNICIPAL, na pessoa do Professor Corona, Escola Carim Melem Fundamental, Escola Orlando Costa, Grupo Dom Divino, e demais colaboradores e servidores da SETRINS.