quinta-feira, abril 18, 2024

ENCONTRO PEDAGÓGICO 2020 COM EDUCADORES DE MONTE ALEGRE ABORDA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

A Prefeitura de Monte Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo – SEMEC, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, esteve realizando o Encontro Pedagógico 2020 com educadores do município, nesta sexta-feira 31 na cidade de Monte Alegre.
O Encontro Pedagógico 2020 teve como tema, “O Ensino da História e cultura Afro-Brasileira nas escolas: Da legislação a prática Pedagógica”. Foi realizado no campus da UFOPA, das 8 às 18h, seguindo uma programação com palestras pela manhã e tarde.
Às 8h aconteceu a abertura do evento com composição da mesa, apresentação da banda municipal e apresentação cultural.
A primeira palestra abordou o tema do evento, o ‘Ensino da História e cultura Afro-Brasileira nas escolas: Da legislação à prática Pedagógica’, pelo professor Dr. Luiz Fernando de França.
Às 14h aconteceu uma apresentação cultural, em seguida a continuação da palestra de abertura.
A segunda palestra abordou a diferença de alunos disléxicos e alunos mal alfabetizados, com o fonoaudiólogo Dr. Clayton Miranda.
A terceira e última palestra foi com a psicóloga Francineia Magalhães, que falou sobre a Depressão Infanto-juvenil, o papel da escola em conjunto com a família, que visa dar mais atenção para evitar casos de suicídio de estudantes no município, dando orientações aos educadores para identificar casos de depressão.